FÉLIX GUATTARI E JEAN OURY: CLÍNICA LA BORDE (1986) [VÍDEO]

Este vídeo trata-se do trecho de uma entrevista realizada em 19 de setembro de 1986 com Jean Oury e Félix Guattari sobre o trabalho realizado na clínica La Borde.

Oury fala sobre sua chegada em La Borde, da noção de Coletivo e os paradoxos e obstáculos de organizar uma coletividade. Ele não deixa de mencionar a importância da experiência extraordinária do psiquiatra François Tosquelles para o trabalho de psicoterapia institucional e da organização de coletividades.

Guattari fala sobre a importância dos medicamentos e afirma que não se pode cuidar das pessoas apenas por essa via, pois é preciso “atacar por todos os ângulos”. Se ficar apenas atrás de uma mesa receitando medicamentos, isso não irá funcionar. Guattari diz que é preciso mais que estudá-los, é preciso faze-los viver, faze-los assumir responsabilidades, faze-los viver em um meio que os tire das dobras que os tomam na doença quando estiverem fazendo suas atividades sozinhos, com a família ou no trabalho.

Para Guattari uma verdadeira ciência é aquela que cria lugares de vida, que permita que os vetores se tornem operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima