BYUNG-CHUL HAN: SOCIEDADE DO CANSAÇO [DOCUMENTÁRIO, 2015]

Nossa última contribuição do ano trata-se da tradução/legenda (para o português – disponível também em espanhol) deste documentário sobre a vida e filosofia de Byung-Chul Han, dirigido por Isabella Gresser. O título original deste filme é “Sociedade do Cansaço: Byung-Chul Han em Seul/Berlim”.
 
Este ensaio-filme envolve o fenômeno do cansaço em nossas sociedades capitalistas e seus sintomas como depressão, esgotamento, burnout. A artista visual Isabella Gresser tece as observações cinematográficas, fotográficas e desenhadas que fez na Coréia e Berlim com textos falados e trechos de palestras de Byung-Chul Han.
 
Neste documentário o filósofo traz discussões sobre sociedade disciplinar (Foucault), sociedade do controle (Deleuze), sociedade do cansaço e sociedade da transparência. Além disso comenta sobre Hegel, Peter Handke, Wim Wenders, conversa com o diretor de cinema Park Chan-wook, fala de sua juventude e visão atual sobre Berlim e Seul. Por fim, cabe ressaltar também as reflexões que Han faz acerca dos suicídios na Coréia do sul.
 
Tradução e legenda em português: Anderson Santos (@clinicand_)
Tradução e legenda em espanhol: Gabriel Maldonado.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima