Clínica La Borde, dezembro de 2023. Arquivo Pessoal

Psicanalista, Psicólogo (CRP 06/141406), Especialista em “Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade” pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP).

Fui organizador dos livros “Uma política da loucura e outros textos – François Tosquelles” (2024, ed. Ubu + sobinfluencia), “Psicanálise e Esquizoanálise: diferença e composição” (2022, n-1 edições) e “Guattari/Kogawa. Rádio livre. Autonomia. Japão” (2020, sobinfluencia edições). Publiquei artigos em português e francês acerca do trabalho de pesquisa realizado em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes e saúde mental; também acerca das discussões sobre violência de gênero, do racismo e da experiência da prática pública de psicanálise.

Estou membro do Coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt; do Grupo de estudos em Relações Raciais, Psicanálise, Gênero (RRPG) ligado ao Laboratório de Pesquisa e Extensão – Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) do Departamento da Psicologia Clínica do IPUSP; do Laboratório Inter Campi de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade da Unifesp – Baixada Santista e Guarulhos – cadastrado no diretório de Pesquisa do CNPq e do Grupo que compõe a Linha de Pesquisa Arte, Corpo e Subjetivação na Faculdade Angel Vianna/RJ.

Tenho experiência profissional em Centro Temporário de Acolhimento (CTA) com a população em situação de rua na cidade de São Paulo/SP; em instituições de Acolhimento de crianças e adolescentes; Grupos Reflexivos de Violência Intrafamiliar e em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e consultório particular na modalidade presencial e online.

Em 2021 recebi o Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), Sindicato dos Psicólogo de São Paulo (SinPsi) e a Assembleia Nacional da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP), pela produção do artigo “Saúde Mental, Memória e Direção de Tratamento: Notas Para Uma Clínica Antirracista”.

Em 2017 recebi menção honrosa no Prêmio Prof. Dr. Elias Boaventura de Educação, pelo projeto de pesquisa “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora: os impactos da separação de crianças e adolescentes afastadas de suas famílias de origem e os efeitos da convivência em acolhimento familiar”.

Em 2016 recebi o Prêmio Marcus Vinicius de Psicologia e Direitos Humanos, promovido pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP-SP, pela produção do artigo Violência de Estado, o Racismo e a Psicologia: ontem e hoje; e neste mesmo ano recebi menção honrosa no Prêmio Cidadão de Poesia, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de Limeira.

Entre os anos de 2013 à 2017 participei de projetos de Pesquisa e Extensão na área da Psicologia Social e Política com ênfase em acolhimento de crianças e adolescentes (modalidade institucional e família acolhedora); juntamente ao Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (NEPEP) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), realizei ações em assentamentos e aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. Fui membro do Comitê Gestor do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos da UNIMEP e co-fundador do grupo Máquina Literária, onde co-coordenei durante o período da Pandemia da covid-19 um grupo experimental, o qual se dedicou a realizar discussões acerca da literatura (contos) sob o olhar da psicanálise e da esquizoanálise.

Durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, realizei estágio em Psicoterapia Institucional na clínica de La Borde, localizada na França. Esta clínica foi fundada por Jean Oury em 1953 e, entre os anos de 1955 e 1992, também contou com a colaboração do psicanalista Félix Guattari.

Em 2015 criei a página HÁ LUZ NAS ANÁLISES e o site CLINICAND espaços onde mantenho viva a circulação gratuita de materiais que realizam diálogos entre Psicanálise e Esquizoanálise, campos de pesquisa e prática que são norteadores do meu trabalho clínico e teórico.

Atualmente me dedico ao trabalho clínico como analista e supervisor em consultório, modalidade online e presencial, com foco na saúde mental da população adolescente e adulta residente no Brasil e em outros países.

Anderson Santos

setembro/2024

Rolar para cima