A ESQUIZOANÁLISE PARA GUATTARI… – por PAUL BRETÉCHER (2021)

Trecho retirado de um dos episódios da série “Triálogos“, dirigida por François Marcelly e François Pain em 2021.

Essa série conta com a participação dos amigos de Félix Guattari: Jean-Claude Polack, Annick Kouba e Paul Bretécher, os quais responderam as questões dos realizadores.

A série está traduzida e atualmente estou realizando o processo de legendagem. Em breve será compartilhada aqui no Clinicand.

Tradução: Felipe Shimabukuro

Legenda: Anderson Santos ( @clinicand_ )

http://https://www.youtube.com/watch?v=6IipH5-OnSg

Paul Bretecher: E além disso, também penso que, em relação ao que você está dizendo sobre a esquizoanálise, e o Félix diz isso, ela não pode ser uma nova disciplina, ele combina a psicanálise com a esquizoanálise, é um pouco a mesma coisa que Oury e Tosquelles dizem, tem gente que diz que faz psicoterapia institucional, isso não tem nenhum interesse. A psicoterapia institucional é uma referência, é um modo de pensar, é um estado de espírito, mas não é um método, enfim, talvez ela se traduza por um jeito de fazer, evidentemente, mas ela não pode ser codificada e fixada segundo um procedimento correto que seria a verdadeira psicoterapia institucional, ela sempre deve ser retomada, reinventada, e a esquizoanálise para o Félix também é um pouco um ponto no horizonte, ela é uma referência que vai ressoar na prática, mas em nenhum caso poderia existir uma nova associação ou sociedade de psicanalistas*… isso está fora de questão, de esquizoanalistas***, isso não tem nenhum sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima