O filósofo Michel Foucault (1926-1984) possui algumas entrevistas em vídeos disponíveis no mundo virtual, porém há dois documentários produzidos especificamente acerca de sua vida e obra: Foucault Par Lui-même [Foucault Por Ele-Mesmo], lançado em 2003 sob a direção de Philippe Calderon, e Foucault Contre Lui-Même [Foucault Contra Si-Mesmo], lançado em 2014, dirigido por François Caillat.
Foucault é um dos intelectuais franceses mais influentes. Os dois documentários retratam trechos da vida e obra do autor, mas em diferentes perspectivas. O documentário Foucault Por Ele Mesmo, talvez demonstre mais Foucault em si, como o próprio nome demonstra. Em contrapartida, Foucault Contra Si Mesmo encontra-se críticos e filósofos contemporâneos comentando sobre sua obra e imagens, trechos do filósofo em sua atuação intelectual e política.
Este filósofo em suas obras sempre demonstrou se apresentar sob um novo olhar, uma nova perspectiva, pois jamais foi aquele que se prendeu em si. Desta maneira, Por Ele Mesmo e Contra Si Mesmo, são dois documentários que podem ser consideradas obras fílmicas para apresenta-lo aos que buscam conhecer um pouco acerca dos temas discutidos por Foucault, que partiu há mais de 30 anos e ao mesmo tempo continua vivo e em movimento em nossas práticas e teorias.
FOUCAULT PAR LUI-MÊME
[FOUCAULT POR ELE-MESMO] (2003)
Ficha Técnica
Título Original: Foucault Par Lui-même
Título no Brasil: Foucault Por Ele Mesmo
Direção: Philippe Calderon
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2003
Duração: 63 min
País: França
Sinopse: Não se trata de uma biografia, apesar de algumas datas (nascimento, morte, datas de alguns livros…) O propósito deste filme é que o espectador descubra a experiência de um pensamento. Através do cruzamento de textos dos seus livros “Histoire de la folie” (História da Loucura), “Surveiller et punir” (Vigiar e Punir), “Les Mots et les choses” (As Palavras e as Coisas), “Le Soucis de soi” (O cuidado de si) e excertos de entrevistas e seminários, nomeadamente as conferências que tiveram lugar no Collège de France nos é revelada essa experiência.
https://www.youtube.com/watch?v=Xkn31sjh4To
FOUCAULT CONTRE LUI-MÊME
[FOUCAULT CONTRA SI-MESMO] (2014)
Ficha Técnica
Título Original: Foucault Contre Lui-Même
Título no Brasil: Foucault Contra Si Mesmo
Direção: François Caillat
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2014
Duração: 52 min
País: França
Traduzido por: Ana Luiza Baesso. DISPOSITIVA
Sinopse: Falecido há apenas 30 anos, Michel Foucault deixou um obra abundante que inspira muitos pensadores. Professor do College de France, um homem complexo e contraditório, foi um ativista radical. Em sua vida pessoal assim como em sua obra e atitudes políticas, Michel Foucault geralmente entrava em conflito consigo mesmo, principalmente quando suas ideias expansivas colidiam com as instituições para as quais trabalhava. O documentário é uma provocativa coleção de ensaios e entrevistas, onde críticos e filósofos contemporâneos reclassificam o legado de Foucault num esforço de construir novas maneiras de pensar sobre a sua luta contra os mecanismos de dominação da sociedade, demonstrando como os conflitos interiores residiam no coração das obras e da vida do filósofo. Michel Foucault é um bom exemplo de um intelectual insatisfeito com as conclusões a que chegou. Sua trajetória do início ao fim foi bem clara, mas foi um caminho que regularmente se dobrava sobre si mesmo, corrigindo rumos e tomando novas direções à medida que a busca por uma contínua transformação o compelia. Se atentarmos para seu precedente, talvez evitemos cair num abismo cego e oco em que a intelectualidade conformista sempre cai.