II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais (livro)

Continuidade, resistência, construção cotidiana. Essas palavras caracterizam tanto a organização do II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais como também a atuação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) em 2021. Ao promover um espaço de reconhecimento, debate e acolhida, a instituição também busca combater o racismo estrutural que ainda se faz tão presente nas diferentes esferas da sociedade.

O primeiro agradecimento é direcionado a Jonathas José Salathiel da Silva. O homenageado deste prêmio destacou-se por ter sido um psicólogo, colaborador e conselheiro do CRP SP dedicado à luta contra a discriminação racial e aos estudos sobre os efeitos do racismo na saúde mental da população negra. Falecido em 2015, foi idealizador do caderno temático n.º 14 “Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para a Psicologia”, implementou oficinas internas sobre racismo institucional e mostrou a centralidade da questão racial para a construção de uma sociedade melhor.

Com uma trajetória sólida e consolidada que, por sinal, não se iniciou nesta gestão, o CRP SP e outros conselhos de Psicologia pelo país têm feito contribuições relevantes na luta contra o racismo. Em âmbito federal, um dos principais exemplos é a Resolução CFP n.º 018/2002, que estabelece normas de atuação para as/os psicólogas/os em relação ao preconceito e à discriminação racial, tais como não exercer ações que favoreçam discriminação ou preconceito de raça, não ser conivente nem omissa/o quanto ao crime de racismo, não reforçar estigmas e estereótipos em relação ao tema, nem contribuir com culturas institucionais discriminatórias.

Em um país ainda marcado e ferido pelo mito da democracia racial e pela dificuldade em se reconhecerem os privilégios da branquitude, a existência de leis, resoluções ou outros instrumentos escritos não é suficiente para superar tantas negações e dores. Desse modo, iniciativas como o Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais, cuja primeira edição foi em 2018, ganham relevância ao reconhecerem iniciativas antirracistas no âmbito da Psicologia. Além disso, o CRP SP também tem promovido campanhas, seminários, debates e outros formatos de premiação a fim de reconhecer a atuação antirracista.

Cada minuto dedicado ao evento e à luta antirracista na Psicologia é uma semente para um futuro efetivamente mais justo, igualitário e com mais saúde mental. Desse modo, o CRP SP, agradece imensamente a cada pessoa que se dedicou para que a segunda edição do Prêmio Jonathas Salathiel, desde o projeto até a sistematização deste material que você, leitora/leitor, está lendo. Manifestamos nossa imensa gratidão às/aos premiadas/os cujos trabalhos e atuações têm feito diferença no cotidiano e também concretizam o significado do símbolo Adinkra Sankofa: “Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”. Agradecemos também à Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP) e ao Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado de São Paulo (SinPsi). Fazemos ainda um agradecimento muito especial à família de Jonathas Salathiel, por todo apoio e participação.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP-SP, 2022.

“As pegadas das pessoas que andaram juntas nunca se apagam.”
Provérbio Congolês

LIVRO : II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima