O livro Psicanálise e Psicoterapia da psicanalista Radmila Zygouris é resultado escrito do encontro com a autora, realizado em outubro de 2009 no Grande Auditório do MASP, organizado pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, sob a direção de Ernesto Duvidovich e Walkiria Del Picchia Zanoni. Essa apresentação foi gravada, transcrita, revisada pela autora e traduzida por Caterina Koltai.
“[…] Quando os analistas se sentem mais livres em permitir que o analisando questione o dispositivo, um espaço costuma se liberar para a análise de um sujeito singular que reinventa sua própria análise. Em oposição a isto, aqueles que “brincam” precocemente de analista puro, os que se enredam na representação do analista, acabam conseguindo apenas… a fuga do paciente ou uma submissão inanalisável. Nesses casos, parece-me absurdo falar em resistência do analisando à análise.
[…] São os pacientes que resistem à psicanálise ou são os analistas que resistem em analisar sua aversão de ser em toda humildade terapeutas? Às vezes precisamos de anos de “preparação” para que um paciente não conforme possa usufruir de uma “análise” clássica. Esses anos de preparação são às vezes constituídos por processos muito complexos ainda que silenciosos, que se assemelham a uma psicoterapia; pode acontecer de alguns acabarem fazendo uma análise secreta e discreta, disfarçada de terapia de apoio ou até de uma troca banal, mas constante. Trata-se muitas vezes de uma análise totalmente atípica e subterrânea, na qual as expressões discursivas não figuram em primeiro plano. Alguém já disse, e me parece muito correto, que uma psicoterapia é uma psicanálise muito complicada.”
Radmila ZYGOURIS
PARA ACESSAR O ARQUIVO
BASTA CLICAR NO TÍTULO DO LIVRO:
ZYGOURIS, Radmila. Psicanálise e Psicoterapia (2009)
